A 18º edição da ExpoCatólica chegou ao fim neste domingo (6), superando todas as expectativas e se consolidando como o maior encontro de negócios e evangelização do setor católico do mundo. Organizada pela Promocat -Promotora Católica, a feira recebeu durante os quatro dias um público total de 61.043 pessoas, o dobro da edição anterior, sendo marcada pela alta adesão de padres, lideres pastorais e lojistas, além da presença maciça de caravanas, religiosos, bispos e visitantes de todo o Brasil.
Em comparação com a edição de 2024, a ExpoCatólica 2025 registrou um crescimento expressivo em setores estratégicos, reforçando sua posição como a maior feira católica do mundo. O número de padres credenciados aumentou em 126%, refletindo o fortalecimento da participação do clero. Já a presença de líderes pastorais, incluindo catequistas, agentes de pastoral, coordenadores e secretários paroquiais, teve um salto impressionante de 490%.
Também houve um avanço significativo no perfil comercial do evento: o número de lojistas e distribuidores com foco em negócios cresceu 92%, evidenciando a força da feira como plataforma de conexões e oportunidades no mercado religioso. “A ExpoCatólica 2025 alcançou um novo patamar, mostramos que o setor religioso é dinâmico, criativo, alinhado à missão da Igreja e com forte relevância econômica. Mais do que uma feira, construímos um verdadeiro espaço de comunhão, fé e empreendedorismo”, destacou Fábio Castro, diretor-geral da Promocat.
Leia mais: ExpoCatólica 2025: confira os principais lançamentos e novidades da maior feira católica do mundo
Cultura, fé e negócios em perfeita harmonia
Os setores de música, turismo religioso e artesanato foram alguns dos grandes destaques desta edição. Palcos vibrantes, exposições regionais e manifestações da cultura popular católica encantaram o público. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, Tocantins, Pará, Goiás, Pernambuco, Bahia, marcaram presença com iniciativas criativas e bem estruturadas, além da participação internacional dos Santuários de Fátima (Portugal) e Santiago de Compostela (Espanha), que enriqueceram o diálogo entre fé e turismo.
O projeto Cantos da Fé trouxe à ExpoCatólica 2025 um mosaico sonoro da Igreja no Brasil, reunindo artistas de diversas regiões e exaltando a riqueza e a diversidade musical da fé católica. Já o espaço Territórios do Sagrado se destacou como um ponto de encontro entre cultura, arte e espiritualidade, abrigando expressivas iniciativas de audiovisual, arte sacra e turismo religioso.
Por ali passaram especialistas, curadores, artesãos e gestores de Santuários, que compartilharam experiências, promoveram diálogo e evidenciaram a força evangelizadora da cultura católica.
A parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo foi essencial. “Através dela, conseguimos realizar o cinema católico, a mostra de arte sacra e o pavilhão de artesanato religioso, valorizando o sagrado presente na nossa cultura popular”, afirmou o deputado estadual Gil Diniz (PL), que destinou recursos parlamentares para o evento por meio da Associação.
Estandes de excelência e marcas em expansão
Com um número ainda maior de expositores em relação a 2024, a edição deste ano impressionou pela arquitetura arrojada e pela criatividade visual dos estandes, que impressionaram os visitantes e elevaram o padrão de apresentação do evento. Empresas de tecnologia, editoras, congregações religiosas, fabricantes de paramentos, agências de turismo e produtores de mídia católica marcaram presença com lançamentos relevantes e ativações envolventes.
Kiara Castro, diretora da ExpoCatólica reflete o impacto da estética dos estantes e posicionamento de marca dos expositores desta edição. “Observamos um investimento cada vez mais intencional nos projetos, estruturas, conteúdo e no propósito dos estandes. A feira se consolidou como uma vitrine que revela não apenas produtos, mas valores e missão”.
Música, espiritualidade e conteúdo ao vivo durante toda a feira
As arenas Fino Tom e Arcanjo foram dois dos espaços mais vibrantes da ExpoCatólica 2025. Localizadas em áreas abertas da feira, com acesso livre ao público, funcionaram com programação ininterrupta ao longo dos quatro dias, oferecendo um verdadeiro mergulho na arte, na espiritualidade e na formação católica.
Grandes nomes da música, da comunicação e do mercado religioso passaram por esses palcos, proporcionando apresentações artísticas, testemunhos e momentos de formação de alta qualidade. Com uma proposta dinâmica e acessível, as arenas se tornaram pontos de encontro e inspiração para milhares de visitantes. Foram momentos de partilha, aprendizado e encontro, que reforçaram o compromisso da feira com a beleza, a missão e a profissionalização no universo da cultura católica.
Impacto social e espiritualidade em primeiro plano
A ExpoCatólica promoveu uma intensa e diversificada programação voltada à formação, espiritualidade e responsabilidade social. Dezenas de palestras, fóruns, seminários e celebrações reuniram cardeais, bispos, religiosos e especialistas, oferecendo conteúdos de alta qualidade e profunda inspiração.
Entre as ações de maior destaque esteve a campanha de arrecadação solidária, que mobilizou visitantes e expositores, resultando em mais de 6 toneladas de alimentos doados a instituições sociais e pastorais dedicadas ao apoio de famílias em situação de vulnerabilidade.
Internacionalização e futuro promissor
A presença da Devotio, Feira Internacional de Produtos Religiosos da Itália, como expositora oficial, reforça o progresso mercado religioso brasileiro no cenário internacional. A parceria entre as feiras possibilitará que marcas do Brasil participem da edição 2026 da Devotio, em Bologna, expandindo horizontes comerciais para a Europa.
Com espírito de comunhão e inovação, a feira se despede rumo a novos horizontes
A ExpoCatólica 2025 chegou ao fim, mas deixa acesa uma chama que continua a iluminar os caminhos da Igreja no Brasil: a esperança. Cada encontro, testemunho, palestra, celebração e gesto de comunhão vivido ao longo dos quatro dias, reforçou que o futuro da evangelização é dinâmico, criativo e profundamente enraizado no propósito.
Com olhos voltados para o amanhã, a feira reafirma seu compromisso de ser ponte entre fé e ação, espiritualidade e inovação, tradição e novos horizontes. Inspirada por Santa Teresinha, a ExpoCatólica segue ampliando olhares para um futuro de futuro de esperança, com a certeza de que a missão continua agora, no coração e na vida de cada visitante, expositor, palestrantes e artistas que passaram por essa grande celebração da fé.
Nos vemos em 2026!
Leia também: Jubileu da Esperança é inspiração para a ExpoCatólica 2025; pensamento de Santa Teresinha também
ExpoCatólica 2025 encerra com recorde de público e consolida expansão do mercado católico no Brasil